Pokémon UNITE: Veja como foi o primeiro torneio competitivo do moba no Brasil

A última sexta-feira (30) foi marcada por um torneio de grande relevância para a comunidade de Pokémon UNITE no Brasil. O evento em si foi um campeonato organizado por diversos influenciadores e organizações que planejam investir no desenvolvimento e estabelecimento competitivo do MOBA. Inicialmente, a ideia seria reunir diversas equipes para movimentar o cenário do jogo em nosso país, com um campeonato que tinha como o foco o entretenimento e divulgação para os jogadores.


De toda forma, o evento serviu de bastante aprendizado tanto para as equipes quanto para os colaboradores, servindo como um bom teste para outros possíveis eventos. Sendo assim, nossa equipe irá apresentar agora a análise de alguns jogos que ocorreram no campeonato, comentando 5 partidas que podem ser usadas para tirar lições e aprendizados. Portanto, confira agora algumas análises de partidas que aconteceram neste torneio.


Made in kanto x Kanto Unite

pokemon unite competitivo brasil torneio esquenta
Momento decisivo entre Made in Kanto e Kanto Unite na partida (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

A partida em destaque foi justamente a primeira da série, contando com equipes mais dispostas a obter o Drednaw ao invés do Rotom. A princípio, ambas contavam com 2 jogadores em cada lane, porém muitos combates 3v3 e 4v4 ocorreram na bot lane justamente pelo próprio Drednaw. A Kanto Unite saiu melhor nesses primeiros objetivos e conseguiu vantagem de nível para realizar o primeiro Rotom da partida. Além disso, a própria equipe conseguiu levar o segundo Drednaw e o segundo Rotom, porém, houve uma tentativa de avançar para pontuar com este novo Rotom quando justamente o Zapdos estava prestes a nascer. Em teoria, esta é uma manobra arriscada de fazer, pois em uma derrota com uma possível Team Fight, o time que estava se defendendo poderia facilmente garantir o Zapdos.


Nesse sentido, o que era temido de fato aconteceu. Por terem gastado muitos recursos na luta pelo segundo Drednaw, a Kanto Unite não conseguiu encaixar o dive corretamente e perdeu a Team Fight com uma incrível participação do AperteXis, jogador que representava o Zeraora na equipe Made in Kanto, entregando o Zapdos e a vitória para a equipe Made in Kanto.


Leões do Casual x PokéNachos

pokemon unite competitivo brasil torneio esquenta
Formação da Leões do Casual para Zapdos (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Para esta série, decidimos falar um pouco sobre a partida final, partida na qual representou muito bem o macro game da equipe Leões do Casual, consolidando assim a sua vitória. Esta equipe apostou em um draft com atacantes mais voltados para early game com um jungler de forte presença no late game, demonstrando assim que a equipe poderia distribuir muito dano em todos os momentos da partida. Do outro lado, a PokéNachos trouxe um draft bastante resistente, na qual todos da equipe carregavam consigo o Potion.


O primeiro momento importante da partida foi na briga pelo primeiro Rotom, a PokéNachos conseguiu parar o avanço da Leões do Casual em cima do gol da top lane, mas acabaram ficando muito tempo na luta, provocando uma reviravolta por parte dos leões que conseguiram o primeiro Rotom.


A partir daí, a Leões do Casual garantiu todos os Pokémon de buffs importantes até os últimos 2 minutos de jogo. Em primeiro lugar, o foco principal deles seria o Rotom, após conseguir este objetivo, rapidamente os jogadores abandonavam o Rotom desciam para a bot lane na tentativa de garantir o Drednaw. Como a PokéNachos se via na necessidade de defender o Rotom deixado, a Leões do Casual possuía vantagem numérica de jogadores para disputarem o Drednaw, garantindo facilmente este objetivo sempre que surgia a oportunidade de conquistá-lo.


Por fim, a luta pelo Zapdos foi bastante interessante por mostrar uma Leões do Casual mais passiva, na qual o time se comportou em apenas contestar uma possível iniciação da PokéNachos neste objetivo. Ainda assim, os leões deram alguns vacilos, abrindo muito espaço para a PokéNachos garantir o Zapdos, porém conseguiram a reviravolta e tomaram este objetivo justamente pela demora dos Nachos ao concluir a luta contra o Zapdos pelo pouco dano que o time conseguia exercer neste momento da partida, garantido a vitória da Leões do Casual na série.


Estação HD x TeamKarps

pokemon unite competitivo brasil torneio esquenta
Pressão no early game do time Estação HD (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Analisando a segunda partida desta série, percebemos que nesta partida o Estação HD decidiu investir em alta pressão na bot lane com 3 jogadores, deixando o Pikachu no Power Farm na jungle e o Slowbro sozinho na top lane, para assim defender ao máximo o gol sem ajuda alguma. Por mais que esta estratégia deixasse o Zeraora com menos farm comparada à experiência ganha se estivesse na selva, acabou que este empecilho foi um pouco anulado justamente por esta pressão na bot lane. Em suma, esta rota dá aos jogadores mais farm que a própria top lane. Com isso, junto com o Pikachu, o time Estacão HD poderia garantir o máximo de farm possível nesta rota, incluindo a Vespiquen, objetivo importante para o ganho de experiência.


Por estarem em desvantagem na questão de nível, o TeamKarps não conseguiu garantir o Drednaw, primeiro objetivo buscado no jogo. Após isso, o time Estação HD ficou muito na frente em questão de farm, fazendo que o time pudesse rotacionar livremente pelo mapa. Aliás, rotação esta bastante interessante, sendo estratégia deles deixar em boa parte da partida o Slowbro sozinho na top lane enquanto os outros 4 tentavam stompar a bot lane, mas também havia momentos do jogo em que se tinha o roaming para o top na tentativa de garantir o Rotom. Nestes casos, o Slowbro também entrava nas Team Fights, tendo assim todos os membros do Estação HD na luta pelo grande objetivo da parte de cima do mapa.


No final, o TeamKarps ainda assustou por conseguir garantir o Zapdos em meio a uma Team Fight bem executada por parte deles, anulando toda a vantagem de nível que os oponentes tinham, mas não foi o suficiente, os pontos depositados pós-Zapdos não garantiram a derrota da equipe Estação HD.


Made in Kanto x Zapdos Saviors

pokemon unite competitivo brasil torneio esquenta
Formação defensiva da Made in Kanto para Zapdos (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

A primeira partida desta série gerou bastante empolgação aos telespectadores por mostrar duas equipes que disputaram ao máximo a partida, havendo diversas reviravoltas a cada momento do jogo. Primeiramente, observamos a Zapdos Saviors exercendo uma pressão enorme na bot lane, levando o primeiro gol nos 2 primeiros minutos e deixando os jogadores da equipe adversária sem um ponto próximo de cura para uma eventual Team Fight pelo Drednaw. Esta Team Fight realmente aconteceu e a Zapdos Saviors aproveitou a vantagem para garantir este grande objetivo da parte inferior de Remoat Stadium, porém tomaram um susto por continuarem exercendo pressão mesmo com os Pokémon estando com HP baixo. Desse modo, isso acabou sendo um overextend, mas que não trouxe tantas baixas pela presença do Eldegoss.


Garantir este objetivo fez com que a Zapdos Saviors tivesse enorme vantagem por boa parte dos jogadores terem acesso ao Unite Move, algo que a Made in Kanto não poderia contar por muitos não terem nível suficiente para desbloquearem esta habilidade. A Zapdos garante este objetivo, mas perde no segundo Drednaw pela Made in Kanto finalmente conseguir encaixar seus Unite Move na luta pelo objetivo da parte inferior do mapa.


Além disso, com o grande trabalho de ambos os defensores da Made in Kanto, a equipe conseguiu garantir o segundo Rotom da partida e garantir diversos pontos tanto no primeiro quanto no segundo gol da top lane. Contudo, enquanto havia pressão no top, Punkmon,o Zeraora da Zapdos Saviors, estava garantindo o último Drednaw da partinda, não deixando o time tão atrás na disputa pelo Zapdos.


A última luta da partida contou com certos erros de coordenação entre jogadores por parte da Made in Kanto. A estratégia entre os jogadores desta equipe foi muito correta: não iniciar o Zapdos e ficar apenas contestando este objetivo. Todavia, pela boa execução de luta por parte da Zapdos Saviors, Made in Kanto sofre a virada e perde esta partida da série.


Zapdos Saviors x Leões do Casual

pokemon unite competitivo brasil torneio esquenta
Momento em que a Zapdos Savior garante o Zapdos para vencer a partida (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Chegamos agora a última partida do Torneio Esquenta. A princípio, esta série rendeu boas estratégias de Cross Map, na qual ambos os times apostaram no macro game para a vitória. Em suma, a ideia de ambos os times era justamente apostar tudo em uma única lane, a Leões do Casual apostou no top, rota na qual com o auxílio do Rotom os gols poderiam serem quebrados mais facilmente. Todavia, a Zapdos Saviors mostrou experiência ao saber que a bot lane entrega muito mais experiência que a rota de cima, fazendo com que os jogadores tivessem vantagens de nível absurdas.


Em um dos momentos da partida, a Zapdos Saviors garantiu o segundo Drednaw e rapidamente mandou Eldegoss para auxiliar o Slowbro na tentativa de defender o Rotom feito pela Leões do Casual. Com isso, tanto o suporte quanto o defensor poderiam defender facilmente o segundo gol, ambos poderiam curar 400 de HP por segundo por causa da zona, além da disponibilidade de escudo para os dois por causa do Drednaw e pelo outlevel presente no jogo. O Rotom então foi abandonado, demonstrando a inutilidade do objetivo buscado pelos leões.


No momento final, o Pikachu da Zapdos Saviors deu um face check e foi abatido, e com isso os leões decidem iniciar o Zapdos, mas por falta de coordernação e um chase em grupo mal executado, a equipe da Zapdos Saviors se recupera na luta e garante o próprio boss e a vitória, consagrando-se como campeã do torneio.


pokemon unite competitivo torneio esquenta brasil
Zapdos Saviors foi a grande campeã no Torneio Esquenta (Reprodução: Pokémon Blast News)

E este é o fim das análises. Decidimos escolher poucas partidas para que o artigo não tenha quantidades astronômicas de palavras, mas pedimos desculpas aos que queriam análises de algumas outras partidas do torneio. Por fim, você também pode deixar a sua marca comentando algum ponto importante que percebeu no torneio. Até a próxima!

Leia também:


Tudo que você precisa saber sobre Pokémon UNITE antes de jogar

Pokémon UNITE: Tudo o que você precisa saber sobre os itens


Pokémon UNITE: Modo Espectador é encontrado nos dados do jogo


1 comentário