Do Beginner ao Master: Dicas para subir de elo em Pokémon UNITE

Depois de muitas pesquisas e avaliações, o Blog do Matt finalmente começará seu ciclo de artigos para ajudarem os players novatos e inexperientes a chegarem no tão desejado elo Master. Este artigo é uma versão em miniatura de uma série de artigos detalhados que serão postados em breve, sendo que cada um irá tratar de assuntos específicos e um pouco profundos à respeito da masterização, ajudando o jogador iniciante a chegar no tão sonhado High Elo. Sendo assim, vamos agora nos reter a compreender estas dicas em nosso primeiro guia de como subir de elo em Pokémon Unite.


Sua partida é bem mais que simples 10 minutos

Pokemon unite elo partida
Pokémon Unite não se resuma à apenas ação (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Em Pokémon Unite, as partidas começam com a escolha do seu Pokémon. Desse modo, o primordial é buscar encaixar os Pokémon que você sabe jogar com os outros Pokémon que os colegas do seu time também saibam jogar. Após isso, analise a condição de vitória do seu time e o que ele pode fazer nos mais variados momentos de jogo para evitar dificuldades impostas pelo macro game.


Por exemplo, em um time formado por Lucario, Wigglytuff, Snorlax, Ninetales e Zeraora, é altamente perceptível que, teoricamente, a equipe possui um ótimo início de jogo. Portanto, buscar criar jogadas nos minutos iniciais é vital. Com isso, Ganks, Team Fights e Drednaw são coisas que podem beneficiar uma equipe como esta.


Por outro lado, uma equipe formada por Gardevoir, Gengar, Machamp, Mamoswine e Eldegoss tem mais chances de buscar facilmente a vitória no final do jogo. Evitar colisões entre equipes no início do jogo é o mais apropriado. Por isso, o recomendável é achar janelas para pontuar de forma segura e farmar pacificamente até esperar o melhor momento do time.


Você não está sozinho

pokémon unite elo batalha em equipe
Pokémon Unite preza por trabalho em equipe (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Por mais que muitas vezes você possa ser o mais experiente do time e sempre estar bem no jogo, às vezes se concentrar apenas em você pode lhe trazer certos perigos. Realmente, você pode achar isso estranho, já que, se sempre é o melhor time, é correto pegar todos os recursos do jogo apenas para você. Porém, se apenas você pega todos os recursos, logo seria o único alvo perigoso para o time adversário, fazendo com que a equipe inimiga precise concentrar seus esforços apenas em você.


Por mais que nossos colegas de time pareçam atrapalhar mais do que ajudar, compartilhar recursos pode não ser algo errado a se fazer. Fazendo isso, você deixa o seu parceiro com mais janelas de oportunidades para conseguir fazer pelo menos o mínimo mais facilmente. Sendo assim, deixar um last hit em oponentes e Pokémon da selva para os outros de alguma forma pode evitar que apenas você seja o foco da equipe adversária.


Sinta o faro da vitória

pokémon unite elo batalha em equipe
As partidas levam muito em consideração o progresso de cada jogador (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Para esta dica, pegarei como base o mangá Blue Lock, escrito por Muneyuki Kaneshiro e ilustrado por Yusuke Nomura, que tem a temática voltada para o futebol. Na história, Yoichi Isagi (protagonista da trama) tem um uma percepção espacial apurada do campo, fazendo com que enxergue se ele ou um colega de time tenha condições suficientes para marcar o gol. Desse modo, Isagi sempre busca jogar em prol deste faro por gol.


Em Pokémon Unite, isso não muda, devemos sempre perceber em volta quais os jogadores dão para o time a condição de vencer. Ao checar isso, é sem dúvidas uma ótima ideia jogar ao lado destes que estão cercados pela chance de vencer. Se você é um jungler, jogue em prol da rota que estiver entregando bons resultados, pois nela há jogadores fortes o suficiente para derrubar a equipe adversária. Se você é um suporte, procure dar peel àquele que mantiver um bom rendimento, pois ele é a chave para a vitória.


Jogar pelos fracos pode ser inútil, pois estes que não possuem impacto no jogo podem não ter mais chances de entregar a vitória. Além disso, é vital que seu time não perca a vantagem criada por aqueles que estão cercados pelo cheiro da vitória. Portanto, apure o seu faro e seja seletivo. Seu time pode ter 5 jogadores, mas se a vitória é o ponto mais importante, às vezes o egoísmo é necessário.


Não seja mono função em SoloQ

pokémon unite subir de elo soloq
SoloQ requer performance em funções variads (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Se você é um jogador que só atua em uma única função, como um mono jungler ou mono atacante, e não sabe nada à respeito de outras funções, cuidado! Você pode ter uma preferência no quesito de funções, mas também é importante conhecer pelo menos o básico das outras, afinal, nem sempre você poderá jogar na sua role preferida. Teoricamente, ignorar a composição pode comprometer o resultado da partida. Portanto, treine outras funções, mas caso não queria isso, recomendo entrar em alguma equipe que necessite da sua função que você atua.


Invista sabiamente seus Items Enhancers

É importante saber investir em itens (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)


Sabemos que é extremamente difícil realizar o upgrade dos itens. Dessa forma, é vital que primeiramente estabeleça quais funções você se habilita a executar nas partidas. Se você joga como atacante e suporte, itens de especial attack podem ser o foco central. Nesse sentido, Wise Glasses e Shell Bell podem ser investidos tanto para os atacantes baseados em sp. atk. quanto os suportes, como Mr. Mime e Wigglytuff.


Se você atua na jungle, pode investir em itens de ataque, como Muscle Band e Razor Claw, já que estes itens também servem para all-rounders, Cinderace e Greninja. Sendo assim, itens generalistas, como muscle Band, Buddy Barrier e Wise Glasses, podem ser boas opções a se investir. Itens situacionais como Rock Helmet e Weakness policy merecem diversas análises, afinal, itens situacionais diminuem opções de usabilidade.


Não pense em apenas uma condição de vitória

pokémon unite elo partidas soloq
Cuidado com o perfil de cada partida (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Algum dia alguém lhe falou que mobas são como jogos de xadrez e você não entendeu o porquê disso? Saiba que, quem falou isto para você sabe mais do que qualquer jogador o que irei falar. Em um jogo de xadrez, não é preciso sempre manter a mesma jogada do início ao fim para garantir a vitória em um jogo. Você pode ter vencido jogos que pareciam perdidos por causa do Zapdos, mas você também pode ganhar sem a ajuda dele, assim também como pode perder mesmo tendo derrotá-lo.


Um moba trabalha com variáveis, estas variáveis devem ser analisadas para que assim o time tome uma decisão. Uma delas eu já havia comentado acima: a composição. Entender estas variáveis e entender a condição de vitória do time é vital, já que acima de tudo, sua equipe não pode tomar jogadas arriscadas que fogem totalmente da condição de vitória, como lutar pelo Drednaw em times de power spike tardio, juntar-se em prol do Rotom com todos os gols quebrados enquanto o Drednaw está spawnado ou arriscar em garantir o Zapdos com toda a equipe adversária de pé, principalmente com a sua equipe na frente em questão de pontos.


Se no xadrez é necessário mexer sempre da mesma forma os cavalos, por que em Pokémon Unite eu mexeria sempre da mesma maneira o Zapdos?


Jogue com Pokémon que exigem baixa mecânica

pokémon unite elo habilidade soloq
Pokémon Unite possui Pokémon que exigem de muita habilidade (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Se você é iniciante, não precisa ficar preocupado em entender conceitos muito estratégicos e tomar decisões que envolvam todo o mapa. No início, é importante escolher alguns Pokémon, treinar com eles e conhecer alguns aspectos básicos para então começar a jogar em ranqueadas. No entanto, a escolha do seu monstrinho merece cuidado. Em suma, escolher Pokémon que demandam de muita mecânica, como Absol e Lucario, podem fazer com que você se prenda muito à apenas prestar atenção na execução das habilidades, fazendo com que você se esqueça de outros detalhes que precisam serem levados em conta, como prestar atenção no mapa.


Inicialmente, escolher Pokémon fáceis de se jogar te livra de certos erros que poderiam acontecer pela falta de atenção. Após se acostumar em prestar atenção nos diversos aspectos em uma partida, você poderá estar livre para treinar com Pokémon mais difíceis de se trabalhar.


Pois bem, este é o fim do nosso primeiro guia para subir de elo em Pokémon Unite. Em breve, postaremos artigos mais detalhados, que caminharão entre conceitos micros, como mecânica, até chegar ao tão espetacular macro game. Se você tiver alguma dúvida ou quer deixar alguma dica, poste nos comentários abaixo. Nos veremos em breve!

Leia também:


Pokémon UNITE: Entenda conceito de Sp. Atk e Atk no moba


Pokémon UNITE: Glossário dos principais termos utilizados em mobas

Tudo que você precisa saber sobre Pokémon UNITE antes de jogar

0 comentário