Pokémon UNITE: Veja como é feito o cálculo de dano dos ataques no jogo

O objetivo principal do Pokémon Unite é pontuar nas áreas de gols, no entanto, para fazermos isso, precisamos enfrentar 5 oponentes que tentarão nos impedir. É com esse ponto que surgem as lutas, cada time irá lutar por esse objetivo, e se há luta, há troca de danos. Desse modo, através dos atributos e habilidades, os desenvolvedores trabalham em criar fórmulas que nos dizem o quanto de dano será causado em cada situação. Sendo assim, este artigo terá o objetivo de lhe ajudar a entender como isso acontece por debaixo dos panos, explicando detalhadamente como o jogo calcula e encaixa esta mecânica.


Como o dano de um ataque é calculado?

pokemon unite aprenda a calcular o dano
Veja como se calcular o dano e aprenda a fazer isso (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Em Pokémon Unite, três valores são levados em consideração no momento em que se calcula o poder de um ataque, sendo eles:


  • Ataque físico e ataque especial (atk. e sp. atk.);

  • Nível do Pokémon;

  • Constante;

Antes de entrarmos no cálculo em si, vamos lhe situar de cada variável acima para que você entenda melhor.


Ataque Físico e ataque especial

No jogo, as habilidades de cada Pokémon podem ser físicas ou especiais. Falar que um movimento está classificado como "ataque físico" significa que esta habilidade utiliza o atributo do Pokémon chamado "ataque" — ou popularmente atk., do inglês attack — como recurso para cálculo de dano. Por outro lado, dizer que uma habilidade é baseada em ataque especial significa utilizar o atributo "ataque especial" — ou popularmente sp. atk., do inglês special attack — como recurso para o calcular o dano do ataque.


Por exemplo, sabemos que a habilidade Electro Ball do Pikachu é classificada como sp. atk., isso quer dizer que o jogo utilizará o atributo sp. atk. do Pokémon como recurso para calcular o dano do movimento.


Caso você não saiba, temos uma tabela que indica se a habilidade usa atk. ou sp. atk. Confira clicando aqui. Vale ressaltar que ataques intensificados também podem ser special attack, mesmo que sejam apenas ataques básicos. Apenas ataques básicos normais sempre serão físicos. Além disso, ataques físicos não dependem de contato corpo-a-corpo.


Nível

O nível também é algo importante, pois, como sabemos, subir de nível aumenta os atributos do Pokémon, o que inclui o ataque e o ataque especial. Porém, não é apenas isso em que o nível interfere. No cálculo, o nível que o Pokémon está também é levado em conta, mas isso só é considerado a partir do momento que o Pokémon está no nível 2.


Constante

Cada ataque também leva em consideração 2 números constantes. Neste tópico, o que apenas precisamos saber é que há uma primeira constante que servirá como um valor a ser multiplicado pelo nível atual do Pokémon, enquanto a 2ª constante é apenas um valor a parte. Cada habilidade possui constantes diferentes, mas por ser algo que não muda, este valor será o mesmo do início ao fim da partida.


Fórmula para calcular o ataque

pokemon unite fórmula para calcular dano
Conheça a fórmula para calcular o poder de ataque (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Para calcular o poder de ataques intensificados e habilidades, utiliza-se esta fórmula:


% de Atk. ou Sp. Atk + 1ª Constante x (Nível - 1) + 2ª Constante


Sendo assim, primeiramente é obtido uma certa porcentagem de atk. ou sp. atk., somamos com o nível anterior do Pokémon que é multiplicado pela 1ª constante, e por fim somamos todo o cálculo com uma 2ª constante. Para entender melhor, vamos para um exemplo.


Vamos utilizar como exemplo o Future Sight de uma Gardevoir nível 15 sem itens. A fórmula deste movimento é descrita como 149% SpA + 21 x (Level - 1) + 880. Primeiramente, devemos olhar a fórmula para saber se a habilidade se baseia em ataque físico ou ataque especial. Neste caso, o movimento utiliza como base o sp. atk., sendo assim, devemos pegar como objeto de cálculo o atributo sp. atk. de uma Gardevoir nível 15.


Ao olhar este dado, descobrimos que o sp. atk. da Gardevoir é de 1001. Após isso, precisaremos descobrir quanto equivale 149% de 1001. Fazendo uma simples regra de três, teremos descoberto que o resultado será 1491,49. Logo após, poderemos inserir todos os valores restantes, incluindo o nível, que neste exemplo será o 15. Com isso, a fórmula ficará desta maneira:


1491,49 + 21 x (15 - 1) + 880


Ao fazer o cálculo, obtemos 2665,49 como resultado, mas pelo dano só englobar números inteiros, apenas devemos considerar o valor como 2665. Para testarmos se realmente é isso, devemos entrar no modo de prática e utilizar a habilidade em um Substitute, já que eles não possuem defesa física e defesa especial. Ao testarmos, vemos que o cálculo é verídico:


pokemon unite como calcular o dano
Cálculo se mostra efetivo após teste (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Por fim, salienta-se que a fórmula será sempre a mesma, porém explora porcentagens e constantes diferentes para cada habilidade de cada Pokémon. Desse modo, caso deseja fazer o teste, recomendamos o site Unite-db para descobrir como se calcula em cada movimento.


Calculando o dano levando em consideração a defesa

pokemon unite aprenda a calcular o dano
Aprenda a calcular considerando a defesa do oponente (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

O exemplo anterior mostra como podemos descobrir o poder exato do ataque, porém, em um jogo real, um Pokémon possui uma defesa física e uma defesa especial, o que torna este valor que obtemos ao atacar um Substitute apenas uma mera peça para calcularmos o dano real que é causado em uma batalha.


Para descobrirmos este dano real, devemos levar em consideração uma outra fórmula. Esta depende necessariamente da fórmula anterior que já falamos. Confira o cálculo:


Dano = Poder x (1 - Defesa ÷ (Defesa + 600))


Na fórmula, o poder é o cálculo feito na fórmula anterior que testamos em um Substitute, já a defesa refere-se à defesa física ou defesa especial. A defesa física é levada em consideração se a habilidade usada no ataque é baseada em atk., enquanto a defesa especial será levada em conta caso o movimento é baseado em sp. atk. Para entender melhor, vamos para mais um exemplo.


Aqui, iremos utilizar um Greninja nível 8 e um Slowbro nível 5, ambos sem itens. Primeiramente, vamos calcular o poder de ataque do Surf no nível 8. A fórmula é a seguinte: 226% Atk + 9 x (Level - 1) + 410. Como na fórmula vemos que o Surf é baseado em atk., devemos verificar o atributo "ataque" do Greninja no nível 8, que no caso é 252. Após isso, fazemos uma regra de três para descobrirmos quanto é 226% de 252, que irá equivaler a 569,92. Com o cálculo, nossa fórmula ficará desta forma:


569,92 + 9 x (8 - 1) + 410


Ao realizar o cálculo, descobriremos que o resultado é 1042. Após isso, vamos utilizar o valor obtido para calcularmos o dano que o Greninja obterá ao atacar um Slowbro de nível 5. Primeiramente, devemos considerar que neste caso, precisaremos levar em consideração a defesa física do Slowbro no nível 5 por ele estar recebendo um o dano de uma habilidade que se baseia em atk., que no caso é o surf. Dessa forma, a fórmula ficará desse jeito:


Dano = 1042 x (1 - 144÷ (144 + 600))


No resultado deste cálculo, devemos levar em consideração apenas a parte inteira, onde neste caso é 840. Fizemos o teste e o que obtemos foi o seguinte:


pokemon unite como calcular o dano defesa do pokemon
A fórmula se mostra efetiva no ataque (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Estas fórmulas podem ser utilizadas para qualquer caso, basta ter cuidado para se trabalhar com cada habilidade e prestar atenção em quais atributos serão levados em conta. Além disso, sabemos que itens podem aumentar os valores dos atributos dos Pokémon, por isso, antes de fazer o cálculo com itens, verifique quais as mudanças ocorreram nos atributos, isto é essencial. Caso surgiu alguma dúvida, deixe nos comentários, estaremos dispostos para ajudar. Até breve!


Referências:


https://unite-db.com/


https://www.pukojisan.com/data/page-1356/

Leia também:


Do Beginner ao Master: Dicas para subir de elo em Pokémon UNITE


Pokémon UNITE: Vazamentos indicam data de lançamento da Sylveon, novo item e Skin do Lucario

Guardiões Esports: Conheça a nova equipe do cenário de Pokemon UNITE

2 comentários