Pokémon Unite: Veja uma análise dos jogos da 2ª Zapdos Masters Cup

No último fim de semana foi realizada a 2ª edição da Zapdos Masters Cup. O torneio contava com a participação de 32 equipes que disputaram desde a fase de grupos até a grande final. Diversos times brasileiros, sendo novos ou já experientes, entraram na disputa com o objetivo de mostrar a melhor performance possível na tentativa de ganhar a premiação de R$500,00. Nosso pessoal do blog assistiu e analisou todos os jogos transmitidos, e desse modo, faremos uma análise de 3 jogos que ocorreram, mostrando drafts, detalhes de execução e jogadores com boa performance. Fique agora com a análise do torneio Zapdos Masters Cup.


Zapdos Thieves x Ice Brofist (Quartas de final - 1ª partida)

pokemon unite torneio zapdos cup
Composição do 1º confronto entre os times (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent/Zapdos Esports)

Draft (Zapdos Thieves)


  • Wigglytuff

  • Blissey

  • Lucario

  • Greninja

  • Venusaur


Time com iniciação baseada em front, tendo uma backline mais voltada para o dano DPS. Tem uma boa composição para atuar no mid/late game graças ao impacto dos atacantes ao escalarem no jogo.


Draft (Ice Brofist)


  • Wigglytuff

  • Blissey

  • Lucario

  • Cinderace

  • Greninja


Time com iniciação de fight bem parecida com a do outro time, além disso, o time escala bem ao decorrer da partida, tendo grande espaço no jogo com seu DPS. Assim como a outra equipe, tem boa presença mid/late game.


Partida

A Ice Brofist consegue garantir o primeiro objetivo do jogo pela falha do roaming da Zapdos Thieves, mas acaba não ficando com Rotom logo em seguida. Mesmo assim, a team fight desdenhada no top faz com que a Brofist consiga levar a T1, deixando-a em vantagem até então.


Em contrapartida, a Zapdos Thieves consegue desempenhar uma boa team fight com as Unite Move disponíveis para conseguir o segundo Drednaw. Com isso, o segundo Rotom feito pela Ice Brofist conseguiu ser suficiente, não para levar a T2 do top, mas a T2 do bot e Drednaw. Com a ZT ocupada com o Rotom, a Brofist conseguiu tempo suficiente para rotacionar e realizar seus objetivos.


Mesmo com todos os recursos ganhos, a Ice Brofist não conseguiu ir bem na team fight contra a Zapdos Thieves pelo Zapdos. Nesse momento de jogo, a ZT consegue um bom impacto em lutas pelo escalonamento de ambos os carrys, o que complicou a situação da Ice no momento. Com isso, a Zapdos Thieves consegue vencer a partida após a luta.


MVP (Zapdos Thieves): ZT - Xis

O top laner conseguiu fazer uma boa lane phase, mas pecou no roaming aos 3 minutos de partida. Ainda assim, conseguiu atuar bem nos objetivos conquistados pela equipe pelo counter-flanco feito, deixando com isso a backline do seu time mais tranquila.


Talon Laners x Zapdos Thieves (2ª partida)

pokemon unite torneio zapdos cup
Composição dos times no 2º confronto (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent/Zapdos Esports)

Draft (Talon Laners)


  • Mr. Mime

  • Eldegoss

  • Zeraora

  • Cinderace

  • Venusaur


Equipe com uma boa oportunidade de controlar a região de fight, tendo bom dano da backline, um Zeraora como flanco e um Mr Mime focado em quebrar a formação adversária. Um pouco diferente do meta, já que o time tem mais presença mid/late game ao invés do early.


Draft (Zapdos Thieves)


  • Blissey

  • Eldegoss

  • Zeraora

  • Greninja

  • Venusaur


Um time mais voltado para o peel com uma backline forte na questão do DPS. Tem praticamente o mesmo Power Spike entre Pokémon assim como a equipe adversária. Por fim, é interessante ver que ambas as equipes têm algumas semelhanças ao meta, mas que vale o cuidado, principalmente na execução de team fight.


Partida

Inicialmente, a Zapdos Thieves conseguiu uma boa vantagem ao levar a T1 do bot, mas ao perder o Drednaw na ação seguinte, a Talon Laners conseguiu se recuperar e levar o primeiro gol do bot por uma boa jogada feita na backline pelo Zeraora.


Com uma composição suscetível a tomar boas iniciativas do adversário, a Zapdos Thieves toma o snowball e perde os próximos objetivos do jogo. Com um bom trabalho de macro, a Talon Laners consegue boas janelas para conseguir abrir o mapa pelo top e fazer o último Drednaw do jogo.


Na luta pelo objetivo final, os jogadores da Zapdos Thives se separaram e receberam o engage imediato da Talon Laners. Por estarem muito atrás, a ZT perde o Zapdos e o 2º jogo da série.


MVP (Talon Laners): DuckDaniels

Por mais que não tenha feito uma boa lane phase ao não traçar o pathing do adversário e não respeitar as zonas de pressão do time, o top laner da Talon Laners conseguiu atuar bem no swap e na maioria dos objetivos. Mesmo perdendo o top, ele conseguiu nível suficiente para adentrar na equipe adversária e garantir o primeiro Drednaw. Sobre o swap, isso já foi falado anteriormente, mas vale reforçar que esta estratégia deu condições do time em abrir o mapa e conseguir mais vantagem com o último Drednaw.


Overheat x Elite Five (Final - 2ª Partida)

pokemon unite torneio zapdos cup
Composição dos times no 2º confronto (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent/Zapdos Esports)

Semi-Mirror Draft (Overheat - Elite Five)


  • Wigglytuff

  • Eldegoss

  • Lucario

  • Cinderace/Greninja

  • Venusaur


Ambas as equipes tinham formação bem parecidas que continham os mesmos ideais. Cada uma trouxera uma top uma lane forte no early, enquanto seu bot teria muito poder de fight mid/late game. Além disso, por mais que fossem junglers diferentes, ambos são Pokémon mais voltados ao scaling. Por cada uma ter uma Wigglytuff, suas fights são voltadas para iniciação de frente com forte apoio da Eldegoss, além de haver um Lucario de contenção à backline da equipe adversária.


Partida

Cada equipe traz um trial bot com todos os Pokémon podendo evoluir ao decorrer do jogo. Isso ressalta a cada time a importância de gerenciar o farm nessa lane, já que todos jogadores precisam de um last hit nos minions para poder evoluir. Essa composição também abre espaço aos Lucarios trabalharem a base do split no top, que por consequência dão a cada um a oportunidade de estarem bem à frente em nível que os restantes do jogo.


O primeiro grande acontecimento no jogo foi um cerco na Overheat aos 8:30 na zona central do mapa. O follow-up do time foi de extrema importância para que eles saíssem com bons resultados, mas ainda assim o macro não foi trabalhado da melhor forma. O time decidiu ser agressivo em duas ao invés de uma zona do mapa(mid-bot). O avanço no bot custou a vitória no 2x2 pela Elite Five, o que de certa forma não foi fator para abrir larga vantagem na lane.


A luta pelo primeiro Drednaw contou com o pouco esforço da Elite Five em se organizar. O time foi muito passivo à backline adversária, já que Cinderace, Eldegoss e Venusaur podiam atacar livremente o objetivo. Isso custou a perda do Drednaw e da T1 do bot para a E5. O time também investiu mal nas lutas após o objetivo. A pressão no top da Elite Five, que estava atrás no jogo, garantiu à Overheat o segundo Drednaw e um Rotom feito apenas pela Wigglytuff.


Por fim, ambos os times lutam pelo último Drednaw. O snowball da Overheat custou muito para a Elite Five, já que eles perdem esta disputa e o jogo logo em seguida, garantindo o campeonato para a OH.


MVP (Overheat): OH - Marselo

O suporte conseguiu dar boas iniciações e se reteve a desabilitar a backlline adversária nas team fights. Sua presença fez com que seu time conseguisse garantir os objetivos com menor pressão vindo da Elite Five. Além disso, conseguiu dar bons follow-ups e trabalhou bem o macro ao ter feito o único Rotom da partida.



E chegamos ao fim da análise. O Blog do Matt agradece a iniciativa da Zapdos Esports em investir neste cenário que está se engatinando. Parabéns aos organizadores, equipe de transmissão, moderadores e apoiadores que fizeram deste um grande evento neste fim de semana. Ficaremos no aguardo pelos próximos eventos para assim contarmos com mais artigos de análise. Até breve!

Leia também:


Pokémon UNITE: Dataminers revelam novas skins de Halloween, confira!


Pokémon Unite: Dados trimestrais mostram números impressionantes do jogo


Pokémon UNITE: Evento de Halloween trará novo jogável, novas skins e mais personalizações

0 comentário