Pokemitos: Confira uma análise de alguns jogos do torneio de Pokémon UNITE

A Mitos Experience realizou neste domingo (10) a primeira edição da “Pokemitos”. O torneio contou com 16 equipes divididas em chaves que disputaram séries de eliminação única até chegarem na grande final. No evento, certos times se viam na oportunidade de entrar no cenário competitivo do jogo, enquanto outros, já com experiência e consolidados no ramo, disputaram ainda assim com o seu máximo, trazendo seus conhecimentos de torneios anteriores. Neste artigo, você verá um trabalho de análise de 3 jogos que ocorreram, verificando pontos fortes, drafts, tomadas de decisões e mais. Confira!


Defeaters x Elit4 Gold (1ª partida)

pokémon unite torneio mitos xp
Confronto entre times envolvia uma vaga nas semis (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Draft (Defeaters):


  • Blastoise

  • Crustle

  • Talonflame

  • Cinderace

  • Ninetales


A equipe traz uma composição bem sólida e segura, com um pick interessante na jungle. Talonflame tem um power spike interessante no early game, sendo uma boa fonte de poder que pode facilmente acabar com carrys oponentes. Além disso, é uma composição com atacantes de power spike distintos, sendo a Ninetales um bom Pokémon para manter ainda mais a resistência dos defensores e responsável por boa parte do controle coletivo do time, enquanto Cinderace uma boa resposta para atuar com pressão no mid e late game.


Draft (Elit4 Gold):


  • Blastoise

  • Blissey

  • Cinderace

  • Sylveon

  • Cramorant


Por outro lado, vemos aqui uma equipe de carrys em lane mais voltados para o early game, mas ainda com um atacante de scaling na jungle. A Blissey traz um bom utility para estes atacantes, enquanto que Blastoise tem um bom poder de iniciação para o time. É uma equipe com muito poder de dano, mas que requer muito cuidado, já que facilmente pode sofrer burst por composições de flancos.


Partida

A Defeaters começou bem na lane phase dos 3 primeiros minutos, o que abriu uma certa vantagem na disputa pelo primeiro objetivo do jogo. Teoricamente, foi uma decisão bem arriscada por parte da Elit4 Gold ao tentar lutar pelo primeiro Drednaw, já que os Pokémon não tinham nível suficiente para isso. Esse foi um grande fator que fez com que a Defeaters conseguisse este objetivo tranquilamente. Além disso, como a Elit4 concentrou todos os seus esforços no bot, o Rotom ainda havia ficado no jogo após a conquista do Drednaw, o que fez com que este objetivo ficasse nas mãos da Defeaters por terem aberto uma larga vantagem em nível.


Já na Team Fight pelo segundo Drednaw, as coisas mudaram um pouco pela pouca sinergia da Defeaters. Na ocasião, o Talonflame iniciou a luta com um possível follow-up ainda distante, o que fez com que fosse focado por todos os 5 da equipe adversária. A partir daí, a Elit4 Gold conseguiu lutar mais livremente pelos seus carrys estarem livres de um oponente com muito burst, e como a Defaters havia quebrado sua formação de frontline e backline após a derrota do Talonflame, o objetivo ficou para a E4.


No final, o Zapdos ficou para Defeaters após o vacilo da Elit4 Gold em continuar forçando engage no bot sem a visão do time adversário. No momento, a Defeaters aproveitou a tentativa de dive da E4 para fazer o objetivo, garantindo assim a vitória.


MVP (Defeaters): DEFxSavage

Por mais que não tenha sido um jogo perfeito por parte dele, o jungler ainda assim foi muito bem na disputa pelo primeiro Drednaw e pelos 2 Rotom conseguidos, garantindo uma boa vantagem para seu time. Também foi fundamental na luta pelo Zapdos por conseguir segurar 3 jogadores da equipe adversária, deixando o resto da sua equipe mais tranquila para garantir o objetivo final da partida.


Psycopatos x Team Blaze (2ª partida)

pokemon unite pokemitos mitos xp
Série valia vaga para a final do torneio (Reprodução: The Pokémon Company/Tencent)

Draft (Psycopatos):


  • Mamoswine

  • Eldegoss

  • Cinderace

  • Sylveon

  • Ninetales


Um draft cheio de controle coletivo na bot lane, contendo também um bom potencial de suporte com Eldegoss e Ninetales. Uma equipe bem voltada para objetivos no início da partida, mas que não descarta o potencial de Team Fight no Zapdos pelo scaling do Cinderace.


Draft (Team Blaze):


  • Snorlax

  • Wigglytuff

  • Blissey

  • Venusaur

  • Cramorant


Um time muito forte nos quesitos de iniciação e resistência, principalmente no early e mid game. Esta prioridade em Pokémon muito fortes nos níveis 6 e 7 são a chave que pode facilitar a equipe a conquistar o objetivo que desejar aos 3 minutos de jogo.


Partida

Ambos os times decidem disputar o primeiro Drednaw, mas pelo bom gank da Team Blaze, a Psycopatos ficou com uma pequena desvantagem, já que do outro lado havia um Venusaur com Unite Move. Graças ao jato de água do Drednaw com uma boa iniciação da Wigglytuff, além do follow-up com a ultimate do Venusaur, o primeiro objetivo e a T1 do bot fica nas mãos da TB.


O segundo Drednaw ficou também para a Team Blaze por conta de certos erros por parte da Psicopatos. Primeiramente, o jungler da equipe ficou fora de posição e foi pego pela forte iniciação do outro lado, o que já era de se esperar pela composição. Após isso, o resto da equipe se dividiu, quebrando toda a sua formação, o que acabou deixando o objetivo para a equipe adversária.


A Psycopatos se comportou de forma parecida na luta pelo Zapdos. Na luta, a equipe se separou, deixando 2 carrys sozinhos, sendo alvos fáceis por não terem peel suficiente para se manterem. Como o time havia perdido duas grandes fontes de dano, as fontes de resistência ficaram sem forças para derrotar os adversários, já que não havia mais o poder de ataque do time. A dispersão entre os jogadores faz a Team Blaze levar o objetivo e vencer a partida.


MVP (Team Blaze) : TB - Vitinn

O jungler fez um ótimo gank aos 8:50, além de dar bons follow-ups com sua Unite Move na disputa pelos 2 primeiros Drednaw. Além disso, ao perceber que os carrys da Psycopatos estavam fora de posição, ele aproveitou e rapidamente tentou tirá-los da luta, eliminando assim as boas fontes de dano da equipe adversária.


Zapdos Thieves x Team Blaze (1ª partida)

pokemon unite pokemitos mitos xp zapdos thieves
Line-up da Zapdos no torneio que se consagrou campeã (Reprodução: Zapdos Thieves)

Draft (Zapdos Thieves):

  • Wigglytuff

  • Blissey

  • Lucario

  • Sylveon

  • Cramorant


Composição com muito peel, tendo também como fator importante seu dano em área e burst. É uma composição muito focada no early game, já que 3 dos Pokémon conseguem Unite Move no nível 8. Com o decaimento do Power Spike, a composição tende a ir mais pelo lado da resistência nos últimos minutos da partida.


Draft (Team Blaze):

  • Wigglytuff

  • Blissey

  • Zeraora

  • Lucario

  • Cramorant


Outra equipe com muito peel, porém ela traz um double flanco, tendo como foco explodir a backline adversária, principalmente o Cramorant, um Pokémon sem mobilidade. Seu dano decai após o early game tanto na backline quanto nos flancos, então conta com o fator resistência para aguentar fights nos minutos finais de jogo, assim como a outra equipe.


Partida

Como os 2 times decidiram disputar pelo primeiro Drednaw, uma team fight se desenrolou nos 3 minutos de jogo. A Team Blaze fez uma boa execução, focando seus esforços primeiramente no Cramorant. Isso retirou muito do potencial de dano da Zapdos Thieves, que, mesmo com a Ultimate da Sylveon, não conseguiu dano suficiente para ganhar a luta. Com isso, o Drednaw e em seguida o Rotom acabaram ficando para a Team Blaze.


A team fight pelo segundo Drednaw foi mais proveitosa para a Zapdos Thieves por se preparar melhor para lidar com o flanco da equipe adversária. Os suportes tiveram um papel fundamental por estarem ao lado dos carrys e oferecerem o máximo de peel possível, o que fez o time se sustentar e ganhar a luta, garantindo assim o primeiro Drednaw da equipe no jogo.


Na luta pelo Zapdos, a Team Blaze não conseguiu trabalhar com uma janela de luta que se abriu ao conseguirem separar os carrys dos suportes por um momento. A Zapdos Thieves conseguiu se reorganizar a tempo de cada suporte oferecer ajuda aos atacantes da equipe, o que fez a Team Blaze receber muito dano em área na luta, deixando a ZT com o objetivo final do jogo e com a vitória na 1ª partida da série, que logo após isso conseguiu se tornar a campeã do torneio.


MVP (Zapdos Thieves) : ZT - Morphys

O suporte do time conseguiu dar um bom follow-up na iniciação que desenrolou a primeira team fight da partida, mas acabou não dando peel suficiente para o Cramorant na ocasião. Ainda assim, conseguiu se recuperar e ajudar os carrys a saírem do engage da Wigglytuff adversária e deu peel suficiente para que os atacantes sobrevivessem na segunda luta do jogo. Por fim, sua rápida reação ao ver que o time estava se dividindo na luta que se desenrolaria no Zapdos foi um fator importante, pois conseguiu dar peel suficiente para que o time ainda vencesse e conquistasse este objetivo.



E este é o fim da análise. Queremos continuar trazendo conteúdos como este frequentemente, então, caso queira que façamos artigos nesta modalidade de algum torneio que está realizando, entre em contato conosco em uma das redes do site. Vale lembrar que o torneio do servidor do Blog do Matt também vai contar com um artigo neste estilo! Boa sorte aos participantes e até breve.

Leia também:


GUIA: Como Jogar Pokémon UNITE no PC


Pokémon UNITE: Sylveon é nerfada 3 dias após seu lançamento


Pokémon UNITE: Bahia procura jogadoras para line feminina

0 comentário