5 Motivos que farão Pokémon Unite ser um sucesso!

Sem data de lançamento anunciada ainda, e com pouquíssimo conteúdo oficialmente lançado, Pokémon Unite já acumula motivos para ser um dos melhores jogos da franquia Pokémon.


Desde que foi anunciada a parceria entre Tencent e Pokémon Company, na criação do Pokémon Unite, que é o primeiro jogo de estratégia em tempo real da franquia, muitas controvérsias surgiram e muito pelo fato de como o game foi anunciado.


Apesar disso a Pokémon Company tem grandes esperanças em Pokémon Unite, que está sendo desenvolvido pela TiMi Studio’s, desenvolvedora responsável por alguns dos maiores e mais rentáveis jogos mobile da atualidade, tais como: Honour of Kings e Call of Duty: Mobile.


Então já dá pra imaginar o tamanho das expectativas da Pokémon Company no Pokemon Unite, não é? As minhas também não são diferentes, e por isso, vou dizer aqui os cinco motivos, que sim, farão desse jogo um Sucesso!



Motivo número Cinco

Parceria Histórica


Não é a primeira vez que a Pokémon Company faz parceria com empresas para terceirizar a produção de algum Game da franquia Pokémon, na verdade essa prática é muito comum e já é sinônimo de case de Sucesso para a empresa.

Créditos na imagem (Blog do Matt)

Muito provavelmente vocês tem algum desses jogos baixados no seu Nintendo Switch, Celular ou em mídia física na sua casa, talvez até um desses jogos esteja entre os seus favoritos da franquia. E o diferencial dessa parceria entra a TiMi Studios e a Pokémon Company, que coloca Pokémon Unite nesse lugar de possível novo sucesso da franquia, é justamente o tema do nosso segundo motivo.


Motivo número Quatro

MOBA


Se você não sabe o que isso significa, calma que eu vou explicar. MOBA vem do termo em inglês Multiplayer Online Battle Arena (Arena de Batalha Multijogador Online) e é uma das principais modalidades de jogos presentes nos e-Sportes da atualidade e conta com jogos de peso como League of Legends (LoL) da Riot Games e Dota 2.


O conceito de um jogo do gênero MOBA é basicamente: Dois times se enfrentando em um mapa simétrico em busca de um objetivo. Nos jogos desse estilo, cada jogador tem uma gama de personagens com habilidades únicas para aprender, masterizar e vencer suas partidas.


Créditos na imagem (Reprodução: Tencent/The Pokémon Company)

Agora que já sabemos mais ou menos o que significa esse termo, vamos entender porque isso é um dos motivos eminentes para o sucesso de Pokémon Unite. Sabemos que os games da franquia Pokémon e os games no estilo MOBA, surgiram ali quase que ao mesmo tempo (1996 e 1998 respectivamente), mas mesmo assim nunca caminharam juntos, o que não tem sentido nenhum! Já que, no estilo moba, os personagens vão evoluindo ao decorrer do jogo e melhorando suas habilidades, isso te lembra alguma coisa? Vai me dizer que essa descrição não se encaixa perfeitamente no universo Pokémon?


Outro ponto interessante, que nós também vemos em alguns outros jogos da atualidade, e que é muito forte em MOBA’s, são as Skins ou Itens de customização. No Unite, nós vamos ter alguns desses itens que serão responsáveis pela monetização do jogo, já que ele é totalmente de graça. E são nas skins, que eu enxergo um ponto chave de captação do público em geral para esse jogo, e que se for usado corretamente ainda vamos ouvir muito sobre elas por aí.


E é justamente por esses motivos e por ambos terem públicos gigantescos e distintos, que eu acredito no sucesso dessa fusão! No trailer que tivemos, lá no primeiro anúncio do jogo, já deu pra ver o foco que esse jogo vai ter nesse meio competitivo dos jogos de estratégia em tempo real, tivemos até uma partida casual narrada! O que nos leva ao nosso terceiro motivo de sucesso.


Motivo número Três

Competitividade e E-sports


Pokémon já tem uma boa e sólida base de players competitivos, já é uma empresa que tem capacidade para não só, receber esses novos players do mundo competitivo que inevitavelmente virão com Pokémon Unite, mas também, elevar o patamar do competitivo Pokémon e do competitivo mobile.


Os Pro-players, que são os jogadores profissionais, são ponto importante para que esse cenário competitivo tenha sucesso. E não só eles, todo esse universo de Casters, Streamers e Criadores de Conteúdo que serão também responsáveis por boa parte do sucesso do jogo.


Sabendo disso, nós já podemos especular alguns times de outros e-sports que queríamos ver em Pokémon Unite, não é? Será que vem aí um Fnatic, um Cloud9 ou até mesmo uma paiN? Eu não duvido, e já posso até imaginar quais seriam os Main Pokémons de alguns desses times.


Créditos na imagem (Foto: Divulgação/paiN)

Motivo número Dois

Acessibilidade


O grande problema dos grandes jogos Moba da atualidade e dos Core games da franquia Pokémon são o mesmo, a acessibilidade. Seja porque são jogos que requerem uma máquina com um bom desempenho para rodar esses jogos ou pelo jogo ser pago, fato é, esses são empecilhos comuns para muitas pessoas e que fazem com que eles não joguem esses jogos. Pokemon Unite promete solucionar esses dois problemas, sendo um jogo online grátis e presente em dispositivos mobile. O jogo vem com essa promessa de ser para todos.


E por ser tão acessível, Pokémon Unite tem no seu Game Design a liberdade de ser um jogo rápido! É um jogo pensado realmente em abraçar todas as tribos, desde aquelas pessoas que querem um jogo casual no intervalo da escola/trabalho ou para aquelas que querem jogar competitivamente e vão perseguir os ranks mais altos (conhecidos também como Elos) jogando a noite toda em casa, pelo celular ou pelo próprio Nintendo Switch.


Motivo número Um

Longevidade


Mais do que um motivo, essa é uma esperança minha, Pokémon Unite tem tudo para ter uma vida longa no cenário, por esses e outros motivos que a gente já falou por aqui. A Pokémon Company mais do que qualquer outra empresa de entretenimento sabe como manter seus produtos vivos e interessantes. Nós ainda nem arranhamos a superfície do que vem por aí em Pokémon Unite e eu já posso sentir, esse futuro é shiny!



E você, o que espera do Pokémon Unite? Tem algum motivo que eu deixei de falar aqui? Deixa aí nos comentários e até a próxima!


Leia também:

Pokémon 25 anos: Trailer confirma a presença de Katy Perry e rumores sugerem...


Pokémon UNITE: Conheça as habilidades do Venusaur no MOBA


Pokémon UNITE: Conheça as habilidades do Charizard no MOBA






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2020 © Blog do Matt | Pokémon/Unite é uma marca registrada da Nintendo/Creatures Inc./GAME FREAK Inc./ TiMi Studio. Todos os direitos a seus criadores.

  • Icone_Facebook_-_Branco
  • Icone_Twitter_-_Branco
  • Icone_Instagram_-_Branco